segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Chia: Minha semente preferida!

Ela é a minha preferida... e explico porquê:


chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto. E por que tanto sucesso? Simples! A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. "As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes", explica a nutricionista Márcia Curzio (RJ).

A especialista explica que cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. "A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. O Ômega-3 é anti-inflamatório e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite”, explica Márcia. 

Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante. 


Como eu consumo a chia?
Com iogurte light, 2 colheres de sopa da semente, como lanche da tarde.

Você também pode usar em sopas, saladas, bolos, pães, tortas... só não recomendo a farinha, pois além do gosto ruim, no processamento são perdidos nutrientes.

Então, vai incluir a chia na alimentação?

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao

Um comentário: