terça-feira, 29 de outubro de 2013

Chocolate! Você não precisa eliminar da sua vida!


São poucos os que não gostam! Eu amo! E não vivo sem! Nunca cortei ele da minha vida!


Durante todo o meu processo de perda de peso, eu comi chocolate... sim, verdade... com moderação e sabendo escolher, você não precisa tirar ele do dia a dia.

Mas, apesar de tantas pesquisas, reportagens e estudos publicados, ainda há dúvidas sobre seus benefícios para a saúde. 

Veja algumas verdades e mitos:


O chocolate proporciona sensação de bem-estar?
Verdade. O chocolate contém feniletilamina – substância estimulante muito parecida com outras produzidas naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina –, que atua no cérebro promovendo a sensação de prazer e calma, associada à felicidade e ao bem-estar.


O chocolate deve ser abolido da dieta, pois faz mal à saúde?
Mito. Se consumido em doses moderadas, é até benéfico, pois contém boas doses de vitaminas do complexo B e alguns minerais como manganês, potássio e magnésio. O chocolate possui, ainda, estimulantes como cafeína e tiramina, substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio e a capacidade de concentração. Mas, como é rico em gordura e açúcar, se consumido em excesso, contribui para o ganho de peso e para o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.


O chocolate meio amargo é a melhor opção para quem cuida da saúde?
Verdade. O chocolate amargo tem maior porcentagem de cacau e, por isso, contém alto teor de flavonoides, antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Vale frisar que entre os vários tipos de chocolate apresentados no mercado, ou seja, ao leite, branco e amargo, este último é o que, além de apresentar maior quantidade de cacau, contém menos gordura na sua composição. Portanto, ele é a melhor opção entre todos, desde que seja consumido sem exageros e como parte de uma alimentação saudável!


Chocolate diet, por não conter açúcar, não engorda?
Mito. Tanto o chocolate diet como o convencional são calóricos e a saída para evitar uns quilinhos a mais é dosar a quantidade ingerida. O chocolate diet não contém açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum. Por isso, é indicado especificamente para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, como é o caso dos diabéticos.


Chocolate vicia?
Mito.
Apesar de conter substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, a quantidade destes componentes é baixa e não chega a ser suficiente para causar dependência. O desejo por chocolate, que muitos chamam de vício, é causado pela sensação de prazer e bem-estar que seu consumo promove.


Como eu fiz e ainda faço:

- No café da manhã, coloco 1 colher de chocolate em pó (cacau em pó ou o da Nestlé "do padre", junto com um pouco de canela), no meu café com leite;

- Durante o dia, quando tenho vontade, como um pedaço de aproximadamente 25 ou 30g de chocolate meio amargo de boa qualidade!

- Evito o chocolate "modificado", em bolos, trufas, brigadeiros, etc... porque os outros ingredientes acrescentados a essas "delícias" podem comprometer o objetivo final da reeducação alimentar!


A qualidade é muito importante! Como escolher:

Comprar um chocolate de qualidade, mais caro, faz diferença na saúde e na balança. Isso porque, normalmente, os chocolates "mais baratos" tem mais gordura hidrogenada na composição. 
Vale o investimento! Chocolates de marcas mais caras normalmente usam pouco desse ingrediente que não faz bem para a saúde. 


Você sabia que a ordem dos ingredientes como vem escrita no rótulo é sempre da maior para a menor quantidade do ingrediente? Veja um exemplo:

O Chocolate meio amargo da Nestlé tem como primeiro ingrediente o açúcar e o da Lindt é a massa de cacau. Não que você só precise comer chocolate importado, mas é só um exemplo, pois aprender a ler os rótulos pode fazer diferença na escolha dos produtos!




Isso serve para qualquer produto!!! Fica a dica :)


2 comentários:

  1. Oi Cili, tudo bem? Andei navegando em seu blog e achei muito interessante... eu diria que estou no mesmo "estágio" que vc se encontrava após sua gravidez... emagreci 8 kg no Vigilantes do Peso e estacionei... que dicas vc daria para quem esta "estacionada" no peso... tenho um filho de 2 anos... engordei 22kg na gravidez e perdi 12... obrigada... beijos Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara! Vá devagar, sempre com foco no resultado... ser mãe não é fácil, nossa rotina é puxada, mas aos poucos vc consegue, eu consegui! Conte comigo e com as dicas do blog! bj

      Excluir