sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como enganar a fome

Quem está diminuindo a comida para diminuir o peso tem uma grande "inimiga"... a fome!

Quando eu estava determinada a mudar o peso e a saúde, ela me atormentava... então comecei a pesquisar sobre alimentos que ajudam a dar saciedade. E comecei a colocá-los nas refeições ou consumi-los nos lanchinhos.


Vejam alguns que, no meu caso, me ajudaram muito:


Isotônico
Por experiência própria, eu sinto muito menos fome quando tomo durante a atividade física. Pesquisa feita na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que quem toma esse tipo de bebida durante a ginástica deixa de consumir cerca de 100 calorias por dia. Isso porque o isotônico ajuda a saciar, fazendo você terminar o treino com menos fome e continuar assim ao longo do dia. 



Banana
Não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade, uma no máximo.


Iogurte Desnatado

Rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia ou chia... ótima opção de lanche da tarde.


Damasco 

Desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras. 


Amendoim A gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias. Um punhado deles já vai resolver.



Soja tostada 

Além das fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônio influem muito na gula. Mas cuidado com as versões que tenham muita gordura e condimentos!


Peito de peru
Além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias. 


Arroz integral
Esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida. Comer no almoço vai segurar mais o apetite. 


Abóbora 

Tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada. 


Cenoura 

A textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue... Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para "desligar" a fome.


Aveia

As fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade.


Pão integral 
Além de deixar você satisfeito com menos comida - por causa das fibras dos grãos -, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo. 



Ovo 
O ovo é fonte de proteína - nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo. 


Queijo branco 

Como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.



Outras dicas:

Beba muita água:  água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele "vazio" que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, água para dentro!

Abuse dos chás! Chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Deu vontade de comer doce depois da refeição? Tome um cafezinho: o sabor forte do café deixa as papilas gustativas "satisfeitas". É por isso que compensa o doce da sobremesa. 


Lembre-se: foco sempre! A vontade passa, a fome também passa... o resultado fica!


Fontes:http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/25-alimentos-seguram-fome-687572.shtml
http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/16-duvidas-dieta-revelamos-toda-verdade-524371.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário