sábado, 23 de novembro de 2013

Biomassa de banana verde! Poderoso alimento funcional!



Já ouviu falar na biomassa de banana verde?
Minha amiga Gabi me mandou a dica e fui pesquisar...


A polpa da mais popular fruta brasileira tem um triplo efeito: ela controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino.


Ela pode ser utilizada em vários pratos, sejam tortas, bolos, molhos, sopas ou sucos...
Preparada a partir de bananas verdes cozidas, quando incluída na dieta, ela equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e prolonga a sensação de saciedade.
Sem gosto nem cheiro!!!


Por trás do efeito da biomassa estão dois nutrientes: a inulina e o amido resistente.
A primeira é uma fibra que age no intestino grosso, ajustando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas. Já o amido resistente tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, consegue retardar a absorção de açúcar pelo organismo.
A recomendação é consumir de uma a duas colheres (sopa) da biomassa por dia. Como não tem gosto nem cheiro, ela pode ser incluída no preparo de doces, salgados ou sucos.
Uma colher (sopa) da biomassa contém 15 calorias e, se estiver inserida em uma dieta saudável, é possível perder até 3 kg em um mês.

Outro benefício da biomassa de banana verde é não ter glúten. Ela pode ser consumida por pessoas que sofrem da doença celíaca, que causa intolerância ao glúten.


Após perceber esse potencial, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram criar um tipo inédito de macarrão, preparado com uma farinha feita à base de biomassa de banana verde triturada e desidratada. Durante a pesquisa, os estudiosos testaram a receita em pessoas com intolerância ao glúten, que não notaram diferença alguma no sabor e ainda aproveitaram outros benefícios da banana verde, como a redução do colesterol e o controle do açúcar no sangue.

O resultado da pesquisa foi publicado recentemente no renomado Jornal de Nutrição e Dietética, nos EUA, e pode servir de referência para a produção de um tipo mais barato de macarrão livre de glúten.





COMO FAZER (com 5 bananas verdes)
  • Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.
  • Lave bem cada uma das bananas.
  • Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo. 
  • Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha. 
  • Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas.
  • Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador. 
  • Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada. 
  • Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.
  • Outra opção é colocá-la em uma forma de gelo e levar ao congelador, onde ela conservará suas propriedades por 4 meses.


Aproveite esses benefícios!





Fonte: http://dietaja.uol.com.br/emagreca-ate-2-kg-por-mes-com-a-biomassa-de-banana-verde/


Um comentário: