quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O glúten, a saúde e o emagrecimento


O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Seu excesso pode provocar inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar essa substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso.

Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da alimentação sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares.

Por isso muita gente tem apostado na dieta sem glúten, que para mim é uma versão bem mais saudável da dieta sem proteína, pois nesta você consome carboidratos, tão importantes para o nosso organismos, e não ingere o glúten :)

Quem quiser saber mais sobre o assunto e saber quais alimentos possuem ou não glúten, recomendo o site da Associação Brasileira dos Celíacos http://www.acelbra.org.br





"Glúten, o super vilão" (texto de Patricya Travassos do site do GNT)

De acordo com o médico americano William Daves, em seu best seller "Barriga de Trigo", o aumento do consumo dessa coisa geneticamente modificada, conhecida como trigo moderno, explica o contraste entre as pessoas sedentárias e esguias dos anos 50 e as pessoas com sobrepeso do século 21.

O autor acrescenta que efeitos peculiares do trigo nos seres humanos, já documentados, incluem a estimulação do apetite, picos exagerados de açúcar no sangue, envelhecimento precoce, inflamações e alterações de pH que provocam ativação de distúrbios nas respostas imunológicas e desgaste de cartilagens e ossos. Uma complexa série de enfermidades resulta do consumo do trigo, desde a doença celíaca, devastadora enfermidade intestinal desencadeada pela exposição a esta substância, até uma variedade de transtornos neurológicos, diabetes, doenças cardíacas, artrite, estranhas urticárias e os delírios incapacitantes de esquizofrenia.

Como cardiologista, William explica que atende a milhares de pacientes ameaçados por doenças cardíacas e observou que, quando seus pacientes eliminavam o trigo da alimentação, a gordura da barriga que se derramava por cima do cinto desaparecia. Em geral, ocorria uma perda de peso de 10, 15 ou 25 quilos, já nos primeiros meses. Essa perda de peso rápida e sem esforço costuma ser acompanhada de inúmeras vantagens pra saúde.

Se este texto não de convenceu a parar de comer glúten ou pelo menos diminuir drasticamente o seu consumo, compre o livro e leia. Pesquise, se informe. Nunca se falou tanto sobre isso e nunca na história da humanidade os seres humanos comeram tanto trigo! É só observar a quantidade cada vez maior de produtos sem glúten sendo oferecidos.

Eu sei que é difícil mudar hábitos, mas que tal experimentar por um mês uma dieta com zero glúten e sentir os efeitos em você?

É um desfio que segundo esse médico pode mudar a sua vida para muiiiiito melhor!



Algumas receitas sem glúten:

Receita do bolo de cenoura
Ingredientes
• 3 xíc. (chá) de farinha de quinoa
• 3 cenouras grandes
• 4 ovos
• 2 xíc. (chá) de adoçante culinário
• 1 xíc. (chá) de óleo de girassol
• 1 col. (sobremesa) de fermento em pó

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma fôrma pequena com furo no meio e untada. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Desenforme morno.

Rende: 10 fatias
Calorias por fatia: 95


Receita do pãozinho de inhame
Ingredientes
• 4 inhames cozidos e bem amassados (até formar um purê)
• 2 copos (400 ml) de polvilho doce
• 2 ovos
• 1 col. (sopa) de missô (pasta de soja fermentada)
• Sal e orégano a gosto
• 1/2 copo (100 ml) de óleo de canola
• 1/2 copo de água morna

Modo de fazer
Em uma tigela, junte o inhame, o polvilho, os ovos, o missô, sal e orégano. Adicione o óleo e a água e misture até formar uma massa homogênea. Molde os pãezinhos (no formato de pão de queijo) e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos ou até dourar. Pode ser congelado e aquecido na hora do consumo.

Rende: 30 pãezinhos
Calorias por pãozinho: 35



Existe também uma ótima e prática opção, são as tortas salgadas da recém lançada "Maria Leve", todas SEM GLÚTEN... recebi minha encomenda hoje, ainda vou provar e conto para vocês, mas estão lindas!
https://www.facebook.com/marialevesemgluten

Instagram: marialeve_semgluten

No próximo post conto mais sobre elas :) 


Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Dieta-sem-gluten-evita-doencas-e-ajuda-a-emagrecer.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário