sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Psyllium, a fibra que ajuda a emagrecer e complementa as receitas sem glúten




Uma fonte de fibra ainda pouco conhecida no Brasil é o Psyllium, derivado da semente da planta Platango Ovata, muito popular na Índia e no Paquistão. Além de regularizar o intestino, ele ajuda no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e até do peso, pois, como é próprio das fibras, ele aumenta a sensação de saciedade.

O psyllium pode ser utilizado em receitas ou como suplemento de fibra,
se a alimentação não estiver sendo capaz de suprir toda a quantidade de fibras necessárias. Neste caso, o psyllium deve obrigatoriamente ser tomado com água, e é necessário aumentar a ingestão de líquidos durante todo o dia para não causar constipação intestinal, devido às propriedades de retenção de água deste ingrediente.



Maciez e elasticidade
Outra vantagem desta semente é que ela confere elasticidade e maciez às receitas, sobretudo de pães, bolos e biscoitos sem glúten, aproximando-as da textura das massas feitas com farinha de trigo. Quando tentamos substituir farinhas contendo glúten por outras isentas desta proteína, como a farinha de arroz, de milho ou polvilho, as receitas tendem a ficar mais ressecadas. Então, o psyllium pode ser utilizado como uma espécie de substituto do glúten nesse aspecto, para deixar as preparações mais macias.



Uso terapeutico

O psyllium age como um laxativo mecânico suave e emoliente .
É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença e períodos pós-operatórios.Também em colites e diverticulites.
O psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

Constipação
Estudos têm mostrado que Psyllium pode aliviar prisão de ventre pois ele estimula a contração do intestino e ajuda a acelerar a passagem das fezes através do trato digestivo.

Diabetes
Estudos sugerem que uma dieta acompanhada por Psyllium pode ajudar a diminuir os níveis de insulina e açúcar no sangue e melhorar os níveis de colesterol em pessoas com diabetes. Psyllium também pode reduzir a chance de desenvolver diabetes em quem está em risco.

Diarréia
Psyllium também pode ser usado para ajudar a aliviar a diarréia leve a moderada, visto que ela absorve uma quantidade significativa de água no tubo digestivo, fazendo fezes mais firmes.

Doenças cardíacas
Adição de alimentos ricos em fibras em sua dieta pode ajudar a diminuir os risco de doenças cardíacas. Na verdade, estudos mostram que uma dieta rica em fibra solúvel em água está associada a um menor risco de doença cardiovascular.

Hemorroidas
Psyllium pode ajudar a amolecer as fezes e reduzir a dor associada com hemorroidas.

Pressão Alta
Psyllium pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Colesterol Alto
Psyllium pode ajudar a diminuir o colesterol, quando adicionada a uma dieta de pouca gordura e baixo colesterol. Estudos têm demonstrado que Psyllium pode reduzir o LDL, que pode ajudar a reduzir risco de doença cardíaca.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)
Alguns médicos possivelmente recomendam Psyllium para casos leves e moderados de diarréia de qualquer colite ulcerativa ou doença de Crohn. Psyllium em excesso pode piorar os sintomas. Trabalhar em estreita colaboração com o seu médico para decidir como muita fibra é ideal para você.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)
Diversos estudos demonstraram que Psyllium pode ajudar a aliviar alguns sintomas da SII, tais como diarréia e constipação.

Obesidade
Estudos e relatos clínicos sugerem que psyllium pode fazer você se sentir mais saciada, reduzindo a vontade de comer.

O Psyllium pode ser acrescentado a cereais, iogurtes, sucos ou na preparação de pães, bolos e biscoitos. O psyllium normalmente é encontrado em cápsulas ou pó em casas de produtos naturais.
A dose vai depender da necessidade de cada um, portanto é importante consultar um médico ou nutricionista para o uso terapêutico. 
No caso de uso em preparações culinárias,  pode-se acrescentar 1 colher de sopa para 1 kg de farinha utilizada.

Mais uma opção natural que você pode acrescentar no dia a dia, sempre com moderação :)

Fonte: http://mentorfoods.com.br/noticias/psyllium-a-fibra-que-faz-bem-e-incrementa-suas-receitas/
http://aromatologia.wordpress.com/2009/10/31/psyllium-planta-medicinal-rica-em-oleos-essenciais-favorece-a-saude-intestinal-e-pode-favorecer-o-emagrecimento-saudavel/


Nenhum comentário:

Postar um comentário