quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MEU cardápio diário, MINHA forma de me reeducar!

Eu já fiz muitas dietas na vida, passei por médicos e nutricionistas que me ensinaram muito sobre alimentação, horários para comer... Mas eu nunca tinha colocado em prática de verdade. 

Então quando decidi emagrecer desta vez, eu até passei pela nutricionista da academia mas na verdade eu não segui o cardápio dela... E não recomendo que façam isso rsrsrsrs... É que eu estava tão desmotivada no momento da consulta que não fiz o correto: falar que haviam coisas ali que para mim não iriam "rolar"!  

Então eu segui uma velha recomendação de um endócrino muito querido, que foi meu médico por muitos anos chamado Dr. Sagretti: "Você sabe o que é certo comer, então porque não comer certo?"

Aí eu montei o meu cardápio, sem restrição de quantidade mas com algumas condições pra não virar "Brasil"... E fui aos poucos, semana a semana, diminuindo as quantidades. 


Até hoje me alimento assim, mas como mais quantidade do que antes porque não devo mais emagrecer, só manter o peso!


Pão integral de Chia com queijo branco
Café da manhã: pão integral com queijo branco ou similar (queijo ou requeijão de pouca gordura) + café com leite desnatado + 1 colher de cacau em pó + canela + adoçante (Meu capuccino light! 
Capuccino light
Colocar o cacau no café da manhã me ajudou a controlar a minha alucinação pelo chocolate durante o dia);


Lanche da manhã: uma fruta;

Almoço: metade do prato de salada e legumes cozidos/assados/grelhados. Um quarto do prato de arroz integral com grão (feijão/ lentilha/ ervilha/ grão de bico...) ou massa integral com molho leve. Um quarto do prato de proteína: peixe, frango, carne vermelha (poucas vezes) ou ovo, cozidos/assados/grelhados.  Chá verde com gengibre, quente ou frio. Ou um café preto!

Antes da academia ou durante ( depende do horário): uma fruta ou uma pequena porção de frutas secas.

Depois da academia: um iogurte light com 2 colheres de sopa de chia. 

Tabule de quinoa,
boa opção para o jantar!
Jantar (até 19h30 no máximo): vegetais e legumes de baixo carboidrato (todos com exceção de batatas, mandiocas...) , proteína: peixe, frango, carne vermelha (poucas vezes) ou ovo, cozidos/assados/grelhados, variando a forma de preparo (sopa, "saladão", omelete...). Chá verde com gengibre, quente ou frio. Nesta refeição eu como pouco ou nenhum carboidrato, porque a tendencia é não gastar tanta energia (a não ser que você malhe a noite).


Depois desse horário, tento não comer mais nada. Um médico endócrino me ensinou que devemos dormir "sem estoque", para que o nosso corpo não acumule gordura durante o sono e possa trabalhar a favor do emagrecimento. Existem vários relatos e estudos que dizem não ser verdade, mas pra mim dá certo na prática. 
Se tiver fome, coma um pedaço de queijo branco, um iogurte light, peito de peru... evite frutas pois tem carboidrato!


Importante:

- Variar sempre o cardápio, a rotina cansa e desanima qualquer um!

- Comer a cada 3 horas durante o dia, quando estiver gastando energia (isso é importante, nada de passar fome, o corpo é muito inteligente e vai achar que precisa estocar gordura para "se sustentar" já que você não o alimenta);

- Tomar bastante água nos intervalos (ver http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/09/agua-comprovado-que-emagrece.html)

- Incluir os termogênicos (canela, gengibre, pimenta, chá verde...);

- Incluir os alimentos de calorias negativas nas refeições (ver http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/09/calorias-negativas.html)

- Comer sem pressa, com calma, prestando atenção no que come!

- Tenha foco no resultado... mas ninguém é de ferro! Se escapar um dia, levante a cabeça e recomece!


Antes de montar o seu cardápio, se você tem dúvidas, consulte um nutricionista, ele vai te ajudar... mas seja claro quanto as suas preferências, comer o que não gosta só porque emagrece não dá certo!


Também recomendo que veja alguns posts já publicados, pois podem te ajudar:
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/10/trocas-que-valem-pena-alimentos.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/10/frutas-secas.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/10/feijao-azuki-para-melhorar-saude-e.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/10/como-enganar-fome.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/09/quinoa-grao-do-bem.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/09/chia-minha-semente-preferida_23.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/09/gengibre-ajuda-muito.html


E aproveite as receitas também! :)


2 comentários:

  1. Oi Cili, tudo bem? Há algumas semanas visitei seu blog e gostei muito das suas dicas e em identifiquei um pouco com sua trajetória. Tenho tentado incluir algumas coisas, bem devagar... mas acho que a minha maior dificuldade é que eu trabalho à noite e não acordo cedo quase nunca... então meu café da manhã, por exemplo, é por volta de 9h ou 10h. Aí, até a hora do almoço nem dá tempo de comer uma fruta, eu já almoço por volta das 13h. O problema então, fica no fim da tarde e à noite. Como a última refeição perto das 22h... Resumindo, preciso comer mais após o almoço do que antes, por conta dessa rotina... isso é ruim? Que dicas vc me daria? Obrigada e parabéns pelo blog! Um beijo, Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Não tem problema se vc come um pouco mais após o almoço já que sua rotina é essa, porém nessa refeição das 22h procure não comer carboidratos (veja o post http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/11/o-que-comer-no-jantar.html) E continue na reeducação alimentar porque vale a pena, voc~e verá os resultados na saúde e nas medidas! E conte comigo, estou por aqui pra ajudar! Beijo!

      Excluir